terça-feira, 3 de junho de 2014

Momento Barriga Fitness no Fogão: Pãezinhos do Amor - Pão de "queijo" vegano.

Depois de um hiato de mais de um mês quase, eu explico o chá de sumiço que tomei: dividi meu tempo entre provas de maio, workshops de gastronomia, jobs e uma viagem pra Montevideo (que aliás, foi uma sequência linda de jacadas). Mas a falta de posts não significa que parei de cozinhar, muito menos de comer, rs. Inclusive fiquem ligados que tem resenhas de restaurantes bem legais de Floripa vindo por aí :)

Sem mais delongas meus caros, apresento à vocês os Pãezinhos do Amor (apelido carinhoso dado pela criadora da receita, a Alana Rox @theveggievoice, sigam ela no IG porque vale a pena, um dos workshops foi com ela e em breve vou postar todas as receitas que fizemos) esses pãezinhos não ficam devendo em NADA pros pães de queijo tradicionais, sério, inclusive a consistência é a mesma. O que vai fazer o gosto variar é a base que você vai usar, eu já fiz de batata inglesa, batata doce, mandioquinha e aipim.. e sem sombra de dúvidas o meu preferido é o de mandioquinha, que é o que engana com perfeição meu paladar e se passa por queijo MESMO. 

Esse é de batata inglesa com tofupiry, receitas que fizemos no workshop da Alana Rox @theveggievoice

RECEITA (para aproximadamente 12 pãezinhos médios)

1 Batata Inglesa cozida e bem amassada OU 1 xícara de chá de Batata Doce OU Mandioquinha OU Aipim
2 CS de Polvilho Doce
1 CS de Polvilho Azedo
1 CS de  Farinha de Linhaça Dourada OU Chia (eu prefiro com a linhaça)
1 CS de Azeite de Oliva Extra Virgem OU Óleo de coco, mas para receitas salgadas prefiro azeite.
1 pitada de Sal do Himalaia
2 CS de Água (se precisar mais, coloque com cautela, no modo de fazer explico a consistência que tem de ficar)

Ps.: Eu asso os pãezinhos de queijo fake à 180º-200º portanto não tem problema usar azeite de oliva, ele só se torna gordura saturada se submetido à 230º.
Ps.1: Muita gente gosta de adicionar temperinhos verdes à gosto (cebolinha, orégano, salsinha, manjericão) mas eu prefiro sem porque fica mais pão de queijo mesmo pro meu gosto.

MODO DE FAZER

Preaqueça o forno; 
Em uma vasilha coloque a base que você escolheu,cozida e bem amassadinha com um garfo, misture os demais ingredientes, primeiro com o garfo e depois com as mãos mesmo. A consistência deve ser igual à massinha de modelar, não pode grudar na mão, se estiver grudando, coloque mais polvilho doce até dar o ponto. Quando a massa estiver prontinha é só fazer as bolinhas e pôr pra assar de 10 - 20 min. Tem que ficar de olho, começou a cheirar..fica esperto e dá uma olhada! O meu forno por exemplo, é super rápido e em 12 min já tá pronto.
Ah se sua forma for antiaderente não precisa untar, mas como as minhas já estão bem judiadas pela vida eu unto com um fio de azeite de oliva.
Eu sempre faço pra congelar (congele antes de assar, e não precisa descongelar para assar);


O meu preferido, de mandioquinha;

Nhami, de aipim com requeijão lactfree e chocolate quente funcional que também estou devendo a receita;
Agora você tem um delicioso pão de queijo fake, sem lactose, sem ovos, e sem gorduras ruins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário