quinta-feira, 17 de abril de 2014

Strogonoff de Berinjela - Momento Barriga Fitness no Fogão!

Estamos tentando diminuir a carne vermelha aqui em casa por váários motivo$ - e sim, dentre eles, o ideológico - no começo eu torcia o nariz pra berinjela, não dava nadica de nada por ela, mas aí um dia decidi deixar meu preconceito besta de lado e começar a usá-la, percebi que ela tem uma textura incrível nos pratos e nessa vida em busca de preparações com esse legume do bem, cheio de propriedades e ainda por cima saboroso, me deparei com o Estrogonofe de Berinjela do Blog Guloso e Saudável, que amo, como vocês já sabem .
Testei e adaptei ao meu gosto. O resultado? F%*KING DELICIOUS! É uma opção pra sexta-feira santa que é saudável, leve, vegetariana, e econômica.  Como mencionei, me inspirei na receita mas fiz algumas adaptações, tipo uma versão do Strogonoff  de Frango saudável que já postei, então lá vai do meu jeitinho:

INGREDIENTES

1 Berinjela grande;
2 colheres de sopa de Mostarda Light;
¹/² xícara de Champignons fatiados;

Ingredientes para o Creme de Soja (mas se você preferir pode usar Creme de Leite Leve):

1 Cebola Roxa pequena picada em cubinhos (se for grande, use a metade);
2 colheres de sopa de Extrato de Soja zero açúcar (o famoso leite de soja em pó);
1 xícara de Água;
1 colher de sopa de Amido de Milho;
Sal do Himalaia à gosto;

Ingredientes para o Molho de Tomate Caseiro (já havia postado ele na versão do estrogonofe de frango) :

2 Tomates sem miolo cortados em pedaços;
2 dentes de Alho picados;
Temperinhos verdes à gosto (eu usei salsinha, manjericão e orégano);
Pimenta do reino à gosto;
Sal do Himalaia à gosto;
1 Pitada de açúcar demerara;
1 Colher de sopa de Azeite de Oliva;

MODO DE FAZER:

Corte a berinjela em cubinhos e reserve.
Pra fazer o molho de tomate caseiro, pegue os tomates higienizados (eu deixei a casca porque gosto, mas é opcional) leve ao fogo médio com um pouco de água, quando começar a borbulhar adicione os demais ingredientes destinados ao molho e deixe cozinhar com a tampa fechada e mexa de vez em quando até adquirir consistência de molho (vai demorar uns 10-12 min). Quando ficar pronto deixe pegar gosto por uns 7 com a panela tampada.
Agora o creme de soja, em uma xícara dissolva o extrato de soja na água e reserve. Refogue a cebola (eu esquento bem uma panela, agrego um pouco de água e "frito" o que eu quero) agregue o amido de milho e misture bem, adicionando aos poucos o extrato de soja dissolvido, mexendo sempre para que não crie gruminhos até engrossar. Caso fique grosso demais adicione mais água. Quando chegar ao ponto, desligue o fogo e acrescente o sal à gosto.
Pois bem, vamos a estrela do nosso amado strogonoff, refogue a berinjela (do mesmo modo que a cebola) até quase murchar e desligue o fogo.
É agora que a mágica acontece, despeje a berinjela refogada no molho de tomate que você deixou pegando gosto, e em fogo baixo junte o creme de soja, a mostarda, os champignons ..misture tudo por uns 2 minutinhos, desligue e é só correr pro abraço!

Sirva com arroz integral, salada e seja muito feliz!

Só amor esse prato, yummi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário