sábado, 12 de abril de 2014

Pão de minuto 100% integral - Momento Barriga Fitness no Fogão

Últimamente ando na vibe de fazer meu próprio pão, já fiz wrap, já fiz pão de aveia, já fiz outro pão integral super fácil também, todas receitas que estão a caminho don't worry, rs. Mas né, ninguém tem tempo de ficar amassando um pão até exaustão e depois deixar ele crescendo e sei lá mais o quê, ou seja, precisamos de algo rápido, prático e saudável não é mesmo? 

Pois bem, na busca por uma receita assim, me deparo com o Pão de Minuto Integral do blog Guloso e Saudável que não me canso de citar aqui e fazer as receitas maravilhosas que são postadas lá.
Mas, como não podia ser diferente, eu dei o meu toque pessoal à receita. Literalmente, vamos pôr a mão na massa:

INGREDIENTES

2 ¹/² de xícara de Farinha de Trigo Orgânica Integral;
¹/4  de xícara de Farinha de Linhaça Dourada; (Se não tiver, pode ser mais farinha de trigo integral mesmo);
180 ml de Leite Desnatado (pode ser de soja sem açúcar);
1 Colher de Suco de Limão expremido;
1 Pitada de Sal do Himalaia;
1 Colher de sopa de Óleo de Coco OU Creme vegetal Becel sem sal OU outro óleo vegetal;
1 Colher de Chá de Bicarbonato de Sódio;
1 Colher de Chá de Açúcar Demerara;

Ps.: Renderam 12 pãezinhos, e eu fiz uma unidade doce, adicionando canela, uvas passas e castanha do pará, os demais deixei salgados mesmo.

Opcional:
Canela à gosto;
Uvas Passas à gosto ;
Alguma castanha à gosto;
Sementes de Chia;

MODO DE FAZER

Adicione ao leite o suco de limão, mexa bem e reserve por 10 minutos. A seguir, coloque o forno para preaquecer a 180º  e misture todos os ingredientes secos em uma vasilha. Acrescente à mistura o óleo e com os dedos amasse até ter tipo uma farofa, em seguida faça uma cova no meio da farofa e acrescente o leite que azedou, misture bem até deixar a massa macia e transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Amasse até que fique lisa e uniforme e faça uma bola grande (como na primeira foto). Agora, faça 12 bolinhas, coloque numa forma untada com um pouco de óleo vegetal passado com guardanapo para tirar o excesso e polvilhada om farinha integral, faça uma cruz com uma faca no topo de cada pãozinho, eu polvilhei semente de chia por cima deles, mas fique à vontade para fazer sem ou substituir por outra semente.
Asse por 10 minutos em fogo médio e depois diminua à 200º e deixe assando por mais uns 12 minutos. Desligue o forno e espere os pãezinhos esfriarem.

A bolota mãe

Último adeus antes de ir ao forno

Assadinhos prontos pra fazer meu café da manhã feliz

Close


Agora é só saborear, seja com geléia, mel, cottage, requeijão light, queijo colonial, sanduíches diversos, enfim, bote a criatividade pra funcionar e deguste um pãozinho sem conservantes e 100% integral!

2 comentários:

  1. Adorei esta Receita Vic. sempre gostei muito de pão caseiro, seja integral ou não, mas não tenho feito justamente pela demora... vou fazer este com certeza :-P bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Cris! Faz mesmo e depois me diga o que achou :D

      Beijão

      Excluir