terça-feira, 29 de abril de 2014

Nhoque (s) da Fortuna - Momento Barriga Fitness no Fogão!

Hoje é dia 29, dia do nhoque minha massa preferida desde criança (ok, ele disputa lugar no meu coração com fettuccine) e eu vim dar duas sugestões para comemorar essa data tão especial para os foodies, claro são duas opções saudáveis, mas nem por isso menos deliciosas, aliás..eu arriscaria dizer que são inclusive até mais saborosas que as versões "tradicionais". São as nossas estrelas do dia: Nhoque de Biomassa de Banana Verde sem Glúten & Nhoque Integral Simples.

Eu poderia escrever páginas a respeito dos benefícios da biomassa de banana verde, alimento funcional quase mágico super versátil (dela já fiz molhos, brownie, caldas, brigadeiro, nhoque, caponata, maionese e até queijo minha gente) isso porque ela tem gosto neutro, uma consistência maravilhosa e mil e uma fibras. Tá, mas e aí..comofaz essa tal de biomassa? Faz em casa, porque comprar pronta custa "ozólho" da cara..e pra fazer você precisa de 1 cacho de banana verde, uma panela de pressão, 1 liquidificador e 20 min do seu tempo. Desvendei esse mistério no Blog Tofuncional da linda Amábile Kolenda, aqui neste link ela ensina passo a passo como fazer e conservar sua biomassa. Já aproveitando o embalo ela ensina receitas com biomassa e nessa leva eu encontrei a receita do fking delicious Nhoque de Biomassa sem Glúten

Tá, vou contar um segredinho pra vocês: o meu ficou com glúten, confesso. Porquê? Porque comprei pouca farinha de arroz integral (que depois aprendi que era só bater no liquidificador arroz integral até ficar fininho tipo farinha e peneirar, mas naquele dia eu ainda não sabia disso) aí pra dar certo, fui obrigada a misturar farelo de aveia até dar liga. Nada de pânico, problema resolvido com uma solução ainda saudável.

A massa fica beeeem levinha

Visitas com fome = Sem tempo para uma apresentação apropriada do prato, mas quem vê cara não vê coração!

O molho fica ao seu critério (bom senso, nada de molhos prontos pfvr) o meu eu fiz à bolonhesa, simplesmente fiz o molho de tomate caseiro e refoguei a carne moída (usei patinho, que é magra) em um pouco de água numa panela bem quente, isso mesmo, sem saturar meu precioso azeite de oliva extra virgem..e aí misturei no molho e deixei a panela tampada alguns minutos pra pegar gosto. Gratinei com queijo parmesão light e duas CS de Creme de Leite Leve (lembrem- se que não tenho restrições alimentares, se você for alérgico à lactose, use opções adequadas) e parti pro ataque.

Ingredientes para o Molho de Tomate Caseiro (já postei ele em algumas receitas) :

2 Tomates sem miolo cortados em pedaços;
2 dentes de Alho picados;
Temperinhos verdes à gosto (eu usei salsinha, manjericão e orégano);
Pimenta do reino à gosto;
Sal do Himalaia à gosto;
1 Pitada de açúcar demerara;
1 Colher de sopa de Azeite de Oliva;
Pra fazer o molho de tomate caseiro, pegue os tomates higienizados (eu deixei a casca porque gosto, mas é opcional) leve ao fogo médio com um pouco de água, quando começar a borbulhar adicione os demais ingredientes destinados ao molho e deixe cozinhar com a tampa fechada e mexa de vez em quando até adquirir consistência de molho (vai demorar uns 10-12 min). Quando ficar pronto deixe pegar gosto por uns 7 com a panela tampada.

Agora vamos pra segunda receita, NHOQUE INTEGRAL SIMPLES , opção bem mais simples como o nome já diz, pra gostar desse nhoque tem que gostar de alimentos integrais, ele é feito com farinha de trigo 100% integral, eu amo..então sou suspeita, rs. Vamos à receita:

INGREDIENTES
4 Ovos (se você for vegano substitua cada ovo por duas CS de água);
500 grs de Farinha de Trigo Integral;
Água (o quanto baste pra dar liga);

MODO DE FAZER
Num recipiente, despeje a farinha e faça um buraco no meio, coloque os ovos batidos nesse buraco e comece a misturar com as mãos e vá adicionando a água aos poucos até dar liga e você conseguir fazer uma bolota com a massa. Aí meus caros, é fazer bolotinhas menores, rolinhos em uma superfície enfarinhada (com farinha de trigo integral também) e cortar fazendo seus nhoques. Pra cozinhá-los, em uma panela com água fervente coloque o nhoque aos poucos, quando eles flutuares tire com uma escumadeira (uma concha com furinhos) e eles estão prontos, o processo de cozimento é muito rápido! Sirva com o molho da sua preferência.



A data era especial então fiz molho bechamel light (eu explico como faço esse molho nesta receita aqui) e adicionei tiras de filé mignon grelhadas, cubinhos de gorgonzola e nozes, por cima taquei-lhe parmesão ralado light e gratinei, só amor. Pra acompanhar, uma tacinha divina de vinho branco seco chileno. RYQUEZA.

Data especial = upgrade no molho com cebola, filé, gorgonzola e nozes.

Suspiros apenas..
Ah, esse nhoque integral simples rendeu horrores, então congelei uma parte - antes de cozinhar - em saquinhos e depois cozinhei normal, não precisa esperar descongelar, é do congelador pra água quente.

Vamos lá, todos fazendo o nhoque da fortuna hoje! Beijin.






Nenhum comentário:

Postar um comentário