domingo, 2 de março de 2014

"Muffin Funcional de Cenoura" - Momento Barriga Fitness no Fogão!

E o melhor: pode comer sem culpa, seu corpicho agradece.
Nesta manhã de domingo nublado e clima até fresquinho aqui em Floripa queria uma opção rápida (essa preparação leva no máximo 25 min) e deliciosa para o desjejum. Além disso era fundamental que a receita escolhida fosse saudável, já que quando faço minhas refeições fora acabo exagerando bastante, tenho que me cuidar quando cozinho em casa e sou amante das comidas naturebas porém saborosas, então fechou todas. Recorri ao meu amigo google, que sempre me dá respostas, algumas sábias, outras nem tanto..rs. 
E acabei encontrando esta  receita no Chefs Club, o mais legal é que a receita é do blog  Frango com Batata Doce velho conhecido dos atletas e galera que se esforça de verdade na "acadimia" sempre na luta por perda de percentual de gordura e ganho de massa magra, mas não abre mão do prazer de comer bem (básico, né gentch).


Mas é claro que eu fiz minhas próprias adaptações! Vamos nessa:

INGREDIENTES:

Massa

100 gramas de cenoura descascada e ralada
1 ovo
1 clara
5 colheres de aveia
50 ml de leite de soja zero açúcar (que você encontra facilmente à granel nas lojas de produtos naturais)
3 colheres de leite desnatado em pó (originalmente era 1/2 scoop de whey protein sabor baunilha, mas eu não tomo whey, pode substituir por leite de soja em pó zero açúcar também)
1 colher de chá de essência de baunilha (eu usei a orgânica, também encontrada nas casas de produtos naturais)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de adoçante culinário em pó (originalmente eram 20 gotas de adoçante, mas eu sinto muito  o gosto do adoçante líquido, também pode substituir por açúcar demerara ou mel)
4 nozes (esse ingrediente eu que acrescentei)
Canela à gosto (também contribuição minha)
1 colher de raspas de limão (gosto de inventar, gente)

Cobertura - Essa é praticamente toda adaptada por mim.

1 colher de sopa de cacau em pó bem cheia
1 colher de sopa de mel bem cheia
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado 
1 colher de chá de creme vegetal becel sem sal
100 ml de água quente


MODO DE PREPARO

Massa
Pré aqueça o forno a 200º
Bata todos os ingredientes no liquidificador  - exceto as nozes e as raspas de limão - até ficar na consistência de massa.
Depois de obter a massa, adicione as nozes picadas e as raspas de limão e ainda no liquidificador mexa com uma colher o suficiente para misturar à massa. 
Despeje até 3/4 das forminhas de cupcakes ou muffins untadas com creme vegetal becel sem sal (só 3/4 porque o muffin vai crescer pelo fermento)
Agora é só colocar no forno de 10 à 15 m

Cobertura 
É só colocar todos os ingredientes em fogo baixo e mexer até engrossar. Depois é só despejar por cima dos muffins prontos e ser feliz! Ficam ótimos acompanhados com café :)

VEM NI MIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário