domingo, 16 de março de 2014

Bolo Integral de Gemas - Momento Barriga Fitness no Fogão!


Nas nossas receitinhas funcionais de cada dia costumamos utilizar muito mais as claras do ovo do que  as gemas. As gemas, pobrezinhas, foram renegadas devido à conotação pejorativa que adquiriram entre a galera "pseudo fitness",  pouca gente sabe mas esse super alimento se consumido COM MODERAÇÃO é uma ótima fonte de gorduras boas e por isso as gemas de ovos podem - e devem - ser utilizadas em refeições reforçadas, portanto, o Bolo Integral de Gemas é ideal para  o café - da - manhã ou como lanche pré atividades físicas. 

 Estava precisando fazer algo com as gemas remanescentes das minhas panquecas funcionais do café da manhã - desperdício, jamais -  eis que encontrei a maravilhosa receita original deste bolo (eu fiz algumas alterações) pesquisando no Guloso e Saudável, o qual já mencionei algumas vezes aqui pois sou leitora assídua já que o blog casa perfeitamente com a minha filosofia alimentar, rs. 

No entanto, eu fiz algumas alterações na receita original, porque não queria um bolo muito grande e como aqui somos só 02 bocas pra alimentar eu diminui os ingredientes pela metade, também queria dar meu toque pessoal por isso substituí alguns ingredientes e adicionei outros, vale lembrar que este bolo é SEM LACTOSE :) Confiram a minha releitura do Bolo Integral de Gemas:

INGREDIENTES DA MASSA:
4 Gemas de Ovo;
1 Xícara de Farinha de Aveia;
¹/² Xícara de Amido de Milho;
4 Colheres de Sopa de Creme Vegetal Becel sem Sal;
3 Colheres de Sopa de Açúcar Demerara;
1 Colher de Sobremesa de essência de baunilha orgânica;
Desnudo, antes da calda.
1 Xícara de Leite de Soja zero açúcar;
1 Colher de Sobremesa de Fermento em Pó;
Raspas de limão à gosto;
Canela à gosto;

INGREDIENTES DA CALDA:
1 Colher de Sopa bem cheia de Cacau em Pó;
1 Colhere de Leite de Soja zero açúcar em Pó;
Mel à gosto;
Raspas de limão à gosto;
Água quente, o suficiente para que a calda adquira a consistência desejada.

MODO DE FAZER - MASSA:

Misture em uma vasilha primeiro as gemas com o açúcar Demerara, acrescente o creme vegetal e os demais ingredientes mexendo até adquirir uma consistência homogênea. Despeje em uma forma untada e enfarinhada (eu untei com creme Becel, mas pode ser outro óleo vegetal saudável e farinha de aveia mesmo) e leve ao forno já previamente aquecido por uns 25 min, fique de olho! 

MODO DE FAZER - CALDA:

Misture todos os ingredientes menos as raspas de limão numa panela em fogo baixo até adquirir a consistência do seu agrado, depois de pronta despeje a calda no bolo já assado e jogue por cima as raspas de limão.

Agora com calda, só felicidade.

Agora é só servir com um cafezinho exxxperto e correr por abraço!










Nenhum comentário:

Postar um comentário