quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TORTA VEGANA DE MAÇÃ E AVEIA , resista se for capaz.


Delícia de Café da Manhã
A partir de hoje resolvi também postar algumas das minhas produções gastronômicas (rs), sou uma foodie assumida, mas acredito que assim como tudo na vida, a sua relação com a comida também tem de ser saudável  e equilibrada. Antes do começo do ano passado eu não tinha o menor prazer em comer, comia algo rápido sempre, sem me importar com sabor, quantidade, qualidade ou procedência (hoje esse tipo de atitude perante a comida é considerada séria heresia por mim kkk) fiz uma auto revisão da minha vida e a reeducação alimentar foi uma consequência, bem como a perda de peso, o aumento de disposição e a prática de exercícios físicos regulares.
Cuidar da alimentação não significa de modo algum passar fome – aliás, esse é um grande erro da galera que quer perder peso a qualquer custo – pelo contrário, trata-se de manter uma alimentação balanceada, e isso também não significa deixar de comer coisas gostosas ou não se permitir enfiar o pé na jaca de vez em quando (lembre-se, tudo que é demasiadamente restritivo não é duradouro, como essas dietas malucas por aí) desde que se pegue mais leve no dia seguinte. Enfim, a palavra chave realmente é “EQUILÍBRIO”, sem neuras excessivas mas tampouco deixando se desleixar quanto a algo tão importante quanto o alimento que você põe dentro do seu corpo.
Bem, esse BLÁBLÁBLÁ todo foi pra apresentar a primeira receita que postarei, cujo resultado ficou simplesmente divina (muita modéstia).Cheguei nessa receita depois de pesquisar várias receitas de torta de maçã na internet, e com esse know - how  adaptei com os ingredientes que tinha em casa e experimentei pôr coisas do meu gosto, fazendo a torta ficar muito saudável, super nutritiva e facílima de fazer. Além do mais é sem lactose, e não leva ovos. Com vocês, senhoras e senhores:

                             A TORTA VEGANA DE MAÇÃ E AVEIA
Ingredientes da massa:
2 xícaras grandes de flocos de aveia;
½ xícara de Coco desidratado (ou ralado, sem açúcar);
¾ xícara de Gérmen de Trigo;
¾ de xícara de Açúcar Demerara;
1 pitada de sal do himalaia;
Nozes à gosto;
Castanhas do Pará à gosto;
Uvas Passas à gosto;
5 – 6 colherinhas de Azeite de Oliva Extra Virgem (pode substituir por creme vegetal becel ou manteiga sem sal, mas se substituir por manteiga deixa de ser vegana);

Ingredientes para o recheio:
4 Maçãs médias;
Canela em pó à gosto;
½ Limão expremido
Modo de Fazer
Massa – Misturar a aveia, o coco desidratado, o gérmen de trigo, o açúcar demerara, o sal, as nozes, as castanhas e as uvas passas. Ir aos poucos acrescentando o azeite de oliva e ir misturando bem (nesse ponto é bom usar o “olhômetro” a massa precisa ficar úmida e solta, se for preciso colocar mais azeite, não titubeie).
Recheio – Descasque e rale as maçãs, acrescente a canela o limão e reserve.
Montagem
Numa travessa untada com azeite de oliva, começar com uma camada de massa (como ela é bem soltinha, você ai precisar pressionar bem com alguma espátula ou algo assim e ir moldando e nivelando com uma colher no fundo do refratário), intercale com uma camada de recheio, depois massa outra vez, até acabar com uma camada de massa por cima, aperte bem com a espátula pra dar “aquela liga”, polvilhe canela por cima e leve ao forno já pré aquecido em forno baixo por 25 à 30 min.

Muuuito amor!

A receita rendeu 6 pedaços desses bem servidos.
Depois é só servir e se deliciar sem culpa ou no café da manhã ou no café da tarde! 

Um comentário: